-Carta aos associados e participantes do Fundo AEROS (em liquidação extrajucial)
Prezados participantes e ex-colegas da falida VASP,
Com pesar escrevo estas linhas para que todos tomem conhecimento das dificuldades encontradas pelos que lutam e trabalham por todos os participantes do FUNDO AEROS.
Quando da decretação de liquidação extrajudicial de nosso fundo de pensão pela impossibilidade da continuação do mesmo em decorrência da decretação da falência da VASP , devido à mesma ser a patrocinadora principal, um grupo de participantes, utilizando-se de recursos financeiros próprios, procurou assistência de advogado especializado em previdência que orientou-nos a formar esta associação com o fim específico de acompanhar a liquidação e lutar por nossa causa já que, sendo nós os únicos beneficiários isto seria natural. Ainda com recursos próprios este pequeno grupo enviou correspondência a todos os participantes do fundo e, logo de cara, nos deparamos com uma situação nunca imaginada, ou seja, o retorno de grande parte das cartas enviadas devido erro de endereço, mudança de domicilio etc. Pensamos......como podem querer receber o que lhes é devido se não ao menos mantém seus endereços atualizados junto ao Fundo de Pensão? Mas a nossa surpresa nem havia começado.
Convocamos, nesta carta os participantes a comparecerem a uma reunião onde proporíamos, seguindo a orientação que nos foi dada, a criação da Associação e a esta reunião compareceram algumas pessoas que decidiram pela criação da mesma. Ata assinada e registrada em cartório surgiu a ASSOCIAÇÂO DOS AERONAUTAS E AEROVIÀRIOS DO BRSASIL e nossas surpresas continuaram pela baixa adesão de associados dentro do universo dos participantes e também pelo atraso ou falta de pagamento das mensalidades assumidas junto a Associação. Com o tempo. Graças à persistência de alguns abnegados, destacando-se a figura desta lutadora incansável de nossa presidenta, MARIA APARECIDA LEITE, que apesar dos problemas de doença na família e de ter problemas.financeiros como todos nós, conseguiram novas adesões, porém a inadimplência manteve-se em patamares inaceitáveis o que jamais foi um empecilho para aqueles que lutavam por todos os participantes. Lembro aos participantes que a Associação é uma entidade sem fins lucrativos e que os que junto a ela trabalham e gastam seu tempo não recebem nenhum tipo de auxílio da mesma incluindo salários, bonificações ou ajuda de custo e ainda assim, lutam por todos.
Lembro a todos que, uma sede necessita existir para que seja o ponto de encontro daqueles que anseiam por terem seus direitos respeitados por todos e ela depende de recursos financeiros para se auto-sustentar sendo estes recursos oriundos das contribuições dos associados. Atualmente a Associação cobra uma mensalidade de parcos R$45,00 (Quarenta e cinco Reais) equivalentes a uns poucos maços de cigarro ou meia dúzia de cervejas, o que acredito, quem usa, não tenha reduzido ou deixado de beber devido à falta de dinheiro. Este grupo de pessoas que trabalha incansavelmente é que tem de uma forma ou de outra, suprido as necessidades de caixa da Associação seja conseguindo passagens aéreas para eventuais idas a Brasília, fazendo contribuições espontâneas quando destas viagens para hospedagem e alimentação de quem vai até lá para, unicamente defender seus direitos (de todos). Não se iludam! Não acreditem em falsas promessas! Milagres acontecem porém temos de fazer por onde e deixar que meia dúzia de indivíduos cuide, com dificuldades, daquilo que todos deveriam estar cuidando é demais além de mesquinho e baixo.
A pouco, de acordo com o estatuto, passamos por processo eleitoral de renovação da diretoria e conselho da Associação e nossa surpresa foi ainda maior pois pensamos que poderia ser que os participantes não “curtissem” a diretoria e estivessem todos ávidos em tomar com as próprias mãos os destinos da Associação porém nenhuma chapa se apresentou, apesar de correspondência enviada, prazos estipulados, e datas marcadas num processo limpo e transparente dirigido por comissão independente.
Reeleita a diretoria, os problemas continuam e a Associação necessita urgente de mais associados para manter o nível de pressão necessária em todos os níveis para que nosso objetivo seja alcançado o mais breve possível. Lembro a todos mais uma vez que, sendo a Associação uma entidade sem fins lucrativos, ou seja não é necessário existir superávit nos recursos arrecadados e sendo estes exclusivamente utilizados para que ela se mantenha de pé com despesas tipo telefones, material de escritório, correio, viagens necessárias para encontro com autoridades e despesas afins, com o aumento do numero de associados e depois de refeitas as contas certamente o valor da mensalidade cairia voltando ao citado anteriormente de que juntos conseguiremos mais além de sermos respeitados e olhados como devemos ser CREDORES.
Atualmente, alguns associados colaboram com mensalidades muito superiores ao estipulado pela assembléia além de colaborarem eventualmente com altas quantias, mesmo tendo sido privado da aposentadoria tão arduamente conseguida, como todos, sempre que o caixa da Associação baixa demais ou alguma viagem de urgência a Brasília tenha de ser feita.
Reitero desta forma meu pedido pessoal para que se juntem a nós nesta luta que é de todos e garanto que os resultados serão ainda mais visíveis e num espaço de tempo menor.
Lembro a todos que receberam parte do que lhes era devido, que este pagamento deveu-se a muitos encontros, muitas reuniões de convencimento por parte da diretoria da ASSOCIAÇÂO já que, segundo a lei, estes pagamentos não seriam obrigatórios ocorrendo somente no final da liquidação. A Associação tem trabalhado e muito por todos nós e deve continuar a existir por que se não formos nós mesmos quem seria por nós?
Mais uma vez convoco meus colegas participantes do FUNDO AEROS para que participem mais, compareça a associação, associe-se, lute conosco, não se esconda atrás da sórdida covardia e malandragem que tanto assola este nosso País e lembre-se de que passamos por esta situação, exatamente devido e fraudadores e administradores colocados pelo Governo Federal que desviaram recursos e subtraíram nossos sonhos de uma aposentadoria com dignidade e continuam rindo de nós dizendo “Não falei? Disse que não iam fazer nada!”. Pensem nisso.
Cordialmente
Cmte. Ricardo Nunes
Todos os Informativos:
23/10/2024 : Informamos à todos os associados e participantes do Aeros que tivemos um êxito em nossas açõ...