Senador ALVARO DIAS
INFORME
08 de dezembro de 2010
Aprovado parecer de Alvaro Dias para solucionar impasse dos fundos Aerus e Aeros
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, nesta quarta-feira (08/12), parecer do senador Alvaro Dias (PSDB/PR) autorizando a União a indenizar os aposentados e pensionistas dos fundos Aeros e Aerus. A proposta tem o objetivo de equacionar um problema antigo: o pagamento a que os aeroviários têm direito judicialmente garantido. A proposta aprovada autoriza empresas em falência a priorizar o pagamento de aposentadorias e pensões relativas a planos de benefício de entidades fechadas de previdência complementar quando receberem créditos por ações ajuizadas contra a União.
Governo não honrou compromisso
Desde 2007, Alvaro Dias vem defendendo, por meio de audiências e apelos em plenário, uma solução para os aeroviários da Varig, Vasp e Transbrasil, que deixaram de receber os benefícios com a da quebra de empresas aéreas. O texto aprovado na CCJ altera a Lei de Recuperação de Empresas e autoriza a Advocacia-Geral da União, a Superintendência de Previdência Complementar (Previc), as empresas aéreas, os fundos de pensão e as entidades de classe a negociarem aspectos jurídicos e judiciais para resolver o problema. Além disso, o projeto cria um fundo de resseguro destinado a complementar benefícios aos participantes e assistidos de fundos de pensão. “O próprio governo, através da intervenção, arrebentou os cofres dos fundos de pensão, comprometendo a sua capacidade de financiar aposentadorias e pensões devidas a tantos trabalhadores aposentados do setor aeroviário. E o governo assumiu compromissos com os aeroviários e não honrou. Já houve várias audiências com o Ministro da Previdência, com o Advogado-Geral da União, com ministros do Supremo Tribunal Federal. E não houve solução. Espero que agora o impasse seja resolvido”, disse o relator Alvaro Dias.
A proposta, de autoria do senador Paulo Paim, agora, será enviada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada de forma terminativa, sem depender da aprovação do plenário.
Impasse se arrasta desde 2006
Obrigado por uma sentença judicial a se responsabilizar pelo pagamento das aposentadorias e pensões dos participantes do Aeros, o governo reconheceu a decisão judicial e editou a Medida Provisória 299/06 para atender a pagamento no valor de R$ 5,8 milhões, o que foi feito em outubro de 2006, mas a Advocacia Geral da União conseguiu uma decisão judicial, para que o dinheiro retornasse aos cofres públicos.
No site do senador tem em rádio ao vivo um áudio do senador
falando da aprovação
http://www.senadoralvarodias.com/
Todos os Informativos:
23/10/2024 : Informamos à todos os associados e participantes do Aeros que tivemos um êxito em nossas açõ...